terça-feira, 24 de maio de 2011

HORTA MANDALA

O que é uma horta mandala?


Em nossas pesquisas escolares descobrimos que:


"...seu próprio nome vêm da "Mandalla cósmica", representação gráfica do universo.
A palavra significa "círculo", em sânscrito. 
Símbolo universal, cultuado desde a antigüidade, caracteriza-se por traçados ao redor de um ponto central, obedecendo a eixos de simetria. 

Seu contorno exterior não é necessariamente circular mas dá a idéia de irradiar-se de um centro ou mover-se em direção a ele. 

Retirado de:     : http://culturacaipira.com/instalacao_madala.htm





O idealizador das hortas mandalas foi Willy Pessoa -  atualmente coordenador da Agência Mandalla.



Exemplos de hortas mandala:






Na horta idealizada por Willy no centro um lago que fornece a água para  os canteiros. 

Na nossa horta, pela falta de espaço no centro teremos plantio de vegetais. 
















Adriana Roos

4 comentários:

  1. Esse tipo de horta além de ser linda, é muito prática, pena que normalmente não possuimos locais adequados para conseguirmos fazer esse tipo de trabalho dentro da escola.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço o trabalho em arte com mandalas,tenho até um livro de manadalas para criança,mas fazer uma horta assim ,achei demais...Muito legal,adorei,vou pesquisar mais sobre esse trabalho,o blog esta muito educativo.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de plantar hortaliças, mas este tipo de horta eu nunca fiz mas quero experimentar pois vc aproveita muito mais o espaço além de enfeitar o seu quintal, muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de plantar hortaliças, mas este tipo de horta eu nunca fiz mas quero experimentar pois vc aproveita muito mais o espaço além de enfeitar o seu quintal, muito bom.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui sua impressão, opinião e sugestões!